Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Problemas com a resenha do Livro Minha Vida de Menina


Olá, Galera!
Muitos de vocês já sabem que o livro "Minha Vida de Menina" está na lista do vestibular da Fuvest. Com isso, muitos blogs e canais literários passaram a resenhar o livro.
Acho a ideia de resenhar o livro bastante positiva. Os vídeos e as resenhas escritas podem servir de auxílio para os estudantes. Só que ocorre um pequeno problema. Existe um filme baseado na obra que é muito bom, mas infelizmente muda algumas cenas da obra dando outro sentido para algumas passagens.
No livro, fica bem claro que Helena escreve o diário por influência de seu pai. Existem algumas passagens que confirmam isso. Uma delas é:

"Este conselho que meu pai me deu de deixar de contar às amigas a minha vida e os meus segredos e escrever no caderno é na verdade bom por um lado e ruim por outro. Bom porque..." (pág. 198).

No filme, aparece Helena escrevendo seu diário por influência do professor. Muitos blogs e canais repetem essa ideia e assim demonstram que não leram a obra, somente assistiram ao filme. Não vou citar outras diferenças, mas percebo que a maior parte dessas resenhas publicadas foram baseadas na adaptação cinematográfica. É uma pena que muita gente assiste ou lê essas resenhas e acreditam naquilo que se publica. Também é triste perceber que esses blogs e canais mencionam que leram o livro, mas sua fala e escrita demonstram que não leram nada, ficando somente no filme. Por que eles não dizem a verdade? Esse não é o primeiro livro que teve tal problema. Já vi muitas resenhas onde ficou evidente que blogueiros e booktubers só viram o filme e mentiram dizendo que leram a obra. Inclusive, muitas dessas mentiras partiram dos mais famosos. Não vou citar nomes, mas quem acompanha canais literários é bem capaz de descobrir esses falsos.
Meu conselho é mesmo que assistam ao filme ou vejam as resenhas do mundo virtual, não deixem de ler a obra. Quem se apoiar nessas resenhas corre o risco de se dar muito mal.
Aproveito para convidá-los a assistirem a minha resenha em vídeo. Ela está simples, porém não é mentirosa. Clique aqui e assista.
Abraços.

4 comentários:

  1. Oi, Fernando! Muita gentileza de sua parte alertar os edtudantes sobre as diferenças do livro e filme. Eu não li essa obra, mas tenho curiosidade em lê-la. Se eu não me engano essa escritora têm somente essa obra publicada, não é mesmo? A obra me parece espetacular, ainda mais na época em que foi lançado. A visão da autora foi avançada para sua época. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O problema são esses blogueiros e booktuber que não lêem o livro é fazem resenhas do filme e dizem que é o livro

    ResponderExcluir
  3. Sabe que já notei isso também? Já vi certas resenhas de livros que já li que não condizem muito com a obra. Mas cada um com sua consciência. Excelente alerta, Fernando. Fica a dica. Por outro lado, é tão sensacional você pegar uma resenha e notar o quanto ela está te ajudando e o quanto ela desperta em você a curiosidade no livro.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!