Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sábado, 19 de agosto de 2017

Problemas de Divulgação

Um dos grandes problemas da Literatura Nacional Contemporânea é a falta de divulgação. Autores novos (desconhecidos) necessitam serem mais divulgados.
Se eu faço a resenha de obras de autores como Stephen King, nem preciso me preocupar tanto em divulgá-lo. Muitas pessoas pesquisam no google os seus títulos e podem me encontrar para apreciar os vídeos publicados.
Quando eu faço a resenha de um autor iniciante, isso exige uma propaganda maior para que os leitores saibam de sua existência. Para que o problema com a divulgação seja diminuído, os próprios autores podem se unir e colaborar. Basta realizar coisas simples: um compartilhamento, um comentário, uma curtida. Enfim, coisas pequenas que ajudam bastante. 
Aí, vai ter autor que vai perguntar: O que eu ganho ao compartilhar resenha do livro de outro autor? Bem, em primeiro lugar, se todos compartilharem as resenhas do livro uns dos outros, a divulgação da Literatura Nacional aumenta consideravelmente.
A outra é que ao ler um livro de uma obra brasileira, a pessoa vai querer ler outras e poderá encontrar a sua também. Eu vi a resenha de um livro de fantasia, me interessei e li. Acabou, eu quis ler mais livros de literatura fantástica de outros autores nacionais. Com certeza, muita gente foi beneficiada com minha leitura. Fora que a maioria ganhou resenha e acabou se tornando conhecido de certa maneira.
Eu li o depoimento de uma pessoa que não lia obras nacionais. Assistiu à resenha que outro autor compartilhou. Achou interessante e resolveu dar uma chance. Leu a obra, gostou e passou a procurar outros títulos. Ou seja, quanto mais divulgarmos livros nacionais e nos ajudarmos, mais vamos angariar novos leitores.
Abraços.

9 comentários:

  1. Gostei bastante da sua colocação e concordo.
    É incrível como você resenha um livro de um autor X e ele não divulga uma vez ou mesmo curte e comenta a resenha.
    Estou trabalhando com eventos literários pera tenho visto isso.
    Outra coisa qUE tem dificuldade é com debate que acham que é pergunta é resposta.
    Aí você diz vamos debater seu livro e a pessoa vem com a idéia pré concebida de que não vai dar spoiler e só responde sim ou não.
    Onde um debate se sustenta com sim ou não por parte do autor?
    Depois elê quer divulgação e pede novidade desde que seja mais do mesmo e que outros a façam e ele não tenha que fazer nada.
    Complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, essas tristes coisas acontecem. Enquanto não houver mais empenho dos autores nacionais, a coisa não melhorará!!!

      Excluir
  2. Oi, Fernando,
    concordo com o que você disse.
    No entanto, como leitora e blogueira, parei de compartilhar e divulgar certos autores, ainda mais os independentes.
    Motivo? Falta de vergonha na cara e respeito. Teve vários que me pediram divulgação e depois me trataram mal, não disseram nem um simples "obrigada", reclamaram que não tinham vendido mais depois da minha divu, etc.
    Por isso hoje só ajudo em é humilde, legal, companheiro e que também ajuda os demais.
    É triste isso, mas como blogueira, já fui tratada de maneiras que me fez sentir como uma escrava, como se eu fosse obrigada a divulgar.
    Outro dia mesmo, um autor nacional me enviou o pdf de seu livro pelo email (que eu deixo lá no blog) falando que esperava a resenha. Sendo que eu nem o conhecia, ele nem foi capaz de perguntar se eu aceitava, se tinha tempo e interesse em ler e divulgar seu livro.
    Então, acho que divulgação é importantíssima e gosto muito de ajudar, até porque, conheço mais obras, agora depende muito do autor, você bem como tem alguns que são grossos assim, desse tipo, não vale a pena nem falar oi, na minha opinião.
    Falando nisso, quando sairá seu novo livro?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também parei de compartilhar certos autores, porque eles não colaboram. Penso que pela falta de humildade de muitos, precisamos mudar nossas estratégias.

      Excluir
  3. Concordo plenamente com você, Fernando. Vejo muitos autores que parece terem o rei na barriga. Publicaram e ignoram o resto do mundo. Não compartilham o que outros publicam. E às vezes (já aconteceu comigo) peço para me mandarem materiais para eu divulgar no meu blog... e não mandam! Não cobro nada, nem peço o livro, o(a) autor(a) pode mandar o material que quiser, fotos... publico porque gosto disso, mas há autores que se recusam a ser divulgados.
    Competir, falar mal... é comum. Isso não ajuda a literatura nacional que vive lutando com estilingues contra os canhões estrangeiros, alguns de péssima qualidade, mas que vendem porque as editoras investem pesado na divulgação. Autores independentes ou que publicam em editoras pequenas não tem o poder de fogo das grandes editoras. Lamentável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto não deixarem de lado as mesquinharias, a coisa não vai evoluir.

      Excluir
  4. Tem razão. Confesso que ainda sou falha no assunto de compartilhar resenhas de outros livros, mas 90% da minha leitura, é nacional, e busco comentar, postar fotos e deixar minha opinião sobre os livros dos colegas escritores. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!