Sejam bem-vindos(as) e sintam-se convidados(as) a participar do blog Filósofo dos Livros com sugestões, comentários, críticas, dúvidas, compartilhamentos ou só com um “oizinho” de vez em quando!

sábado, 19 de agosto de 2017

Problemas de Divulgação

Um dos grandes problemas da Literatura Nacional Contemporânea é a falta de divulgação. Autores novos (desconhecidos) necessitam serem mais divulgados.
Se eu faço a resenha de obras de autores como Stephen King, nem preciso me preocupar tanto em divulgá-lo. Muitas pessoas pesquisam no google os seus títulos e podem me encontrar para apreciar os vídeos publicados.
Quando eu faço a resenha de um autor iniciante, isso exige uma propaganda maior para que os leitores saibam de sua existência. Para que o problema com a divulgação seja diminuído, os próprios autores podem se unir e colaborar. Basta realizar coisas simples: um compartilhamento, um comentário, uma curtida. Enfim, coisas pequenas que ajudam bastante. 
Aí, vai ter autor que vai perguntar: O que eu ganho ao compartilhar resenha do livro de outro autor? Bem, em primeiro lugar, se todos compartilharem as resenhas do livro uns dos outros, a divulgação da Literatura Nacional aumenta consideravelmente.
A outra é que ao ler um livro de uma obra brasileira, a pessoa vai querer ler outras e poderá encontrar a sua também. Eu vi a resenha de um livro de fantasia, me interessei e li. Acabou, eu quis ler mais livros de literatura fantástica de outros autores nacionais. Com certeza, muita gente foi beneficiada com minha leitura. Fora que a maioria ganhou resenha e acabou se tornando conhecido de certa maneira.
Eu li o depoimento de uma pessoa que não lia obras nacionais. Assistiu à resenha que outro autor compartilhou. Achou interessante e resolveu dar uma chance. Leu a obra, gostou e passou a procurar outros títulos. Ou seja, quanto mais divulgarmos livros nacionais e nos ajudarmos, mais vamos angariar novos leitores.
Abraços.

4 comentários:

  1. Gostei bastante da sua colocação e concordo.
    É incrível como você resenha um livro de um autor X e ele não divulga uma vez ou mesmo curte e comenta a resenha.
    Estou trabalhando com eventos literários pera tenho visto isso.
    Outra coisa qUE tem dificuldade é com debate que acham que é pergunta é resposta.
    Aí você diz vamos debater seu livro e a pessoa vem com a idéia pré concebida de que não vai dar spoiler e só responde sim ou não.
    Onde um debate se sustenta com sim ou não por parte do autor?
    Depois elê quer divulgação e pede novidade desde que seja mais do mesmo e que outros a façam e ele não tenha que fazer nada.
    Complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, essas tristes coisas acontecem. Enquanto não houver mais empenho dos autores nacionais, a coisa não melhorará!!!

      Excluir

Seu comentário é importante para mim.
Deixe sua opinião, pois vou amar saber o que você pensa!